top of page

Sistema de Graduação

O sistema de graduação do C.C.C.I é feito através de cordas que são representadas por 11 níveis.

As mesmas se relacionam com as cores e arquétipo, por questão "histórica e cultural".

Nas cores temos a relação com a hierarquia representada por três cursos, primário, secundário e superior.

O significado de cada graduação esta embasada na formação do caráter do capoeira em cada um de seus estágios. As graduações (cordas) são levadas na cintura utilizando uma laçada dupla (duas voltas) atada do lado esquerdo com o nó denominado escota ou cote.

Importante: Os lenços (representa a defesa do corpo) de seda só se utilizam nas cerimônias de graduação do curso superior.

 

Graduação Infantil

​​Os alunos até 06 anos utilizam a graduação infantil, que é representada pela corda "verde clara" unida aos graus do curso primário através da mudança de cor das "pontas". Após os 06 anos o aluno receberá a graduação intermediária juvenil, que esteja relacionada a cor da ponta da graduação infantil.

Sequencia das Cordas:

01 - Corda Crua;

02 - Corda Verde Clara;

03 - Corda Verde Clara Com a Ponta Azul Clara;

04 -  Corda Verde Clara Com a Ponta Laranja;

05 - Corda Verde Clara Com a Ponta Cinza.

Graduação Juvenil

Os alunos de 07 a 12 anos utilizam a graduação juvenil, que é representada pelos graus do curso primário. As cordas levam sempre duas fases na sua evolução a qual denominamos transformação (junção de duas cores), a partir dos 13 (treze) anos o mesmo terá como graduação o tom dominante representado pelo mais alto (Verde-claro, Azul claro, Laranja e Cinza).

Importante: Ao colocar a corda na cintura o grau dominante deve vir sempre por cima.

Sequencia das Cordas:

01 - Corda Crua;

02 - Corda Verde Clara;

03 - Corda Verde Clara / Azul Clara;

04 - Corda Azul Clara;

05 - Corda Azul Clara / Laranja;

06 - Corda Laranja;

07 - Corda Laranja / Cinza;

08 - Corda Cinza.

Graduação A - Curso Primário

​​O curso primário representa o nível dos alunos o qual passou por cinco estágios, sendo que quatro obtém graduações, e um não, pois a primeira denominada calouro é a corda crua. Neste curso o capoeira vai obter toda a base relacionada aos princípios, tradições e metodologia de ensino da capoeira regional.

Sequencia das Cordas:

01 - Corda: Crua/Calouro - O iniciante nessa primeira etapa do futuro capoeira, onde o mesmo receberá os primeiros ensinamentos sendo guiado pelas mãos de seu tutor nos primeiros passos da capoeiragem.

02 - Corda: Verde-claro/Batizado - O iniciado após seus primeiros passos é introduzido no mundo da capoeira por meio do batizado, onde se joga pela primeira vez (entrar no aço) ao som do mestre maior da capoeira, o berimbau. Nesse momento faz a confirmação do seu nome de guerra o qual o vai acompanhar por toda sua vida como capoeira, é onde o mesmo é apresentado para a comunidade da capoeira como futuro capoeirista. É quando começa a desenvolver o controle de seus sentimentos e emoções da busca do equilíbrio, é quando descobre o sentido do Axé (força, poder e vitalidade).

03 - Corda: Azul-claro/Aluno - Nessa fase o capoeira passa a ser responsável e decidi aprendendo a conter sua agressividade para assim domar seus sentidos mais traiçoeiros.

04 - Corda: Laranja/Aluno - Essa etapa representa a mutação, é o momento de conhecer novidades e desenvolver a criatividade, da transformação e adaptação, do aprendizado interminável.

05 - Corda: Cinza/Aluno - Essa fase representa o respeito à ancestrabilidade da capoeira, o respeito a nossa árvore ancestral, a história do nosso povo assim como da capoeiragem, nessa fase descobre o sentido da camaradagem ao mesmo tempo da falsidade, é a preparação dos futuros docentes, do amadurecimento para a próxima etapa do seu aprendizado.

Graduação B - Curso Secundário

No curso secundário temos o primeiro nível de professorado representado por três graduações, é a fase de formação dos futuros representantes da C.C.C.I onde da início a transmissão do seu aprendizado que passará para novas gerações de capoeiristas, sendo que sempre acompanhado de seu tutor o qual estará supervisionando seu trabalho que tem como intuito difundir e divulgar a Capoeira Regional.

Sequencia das Cordas:

01 - Corda: Verde-escuro/Graduado - O começo de uma nova etapa no aprendizado da capoeira, o início da preparação para a formatura, nessa fase o capoeira esta autorizado a lecionar sob a supervisão de seu tutor, essa é a fase da harmonia consigo mesmo e os elementos da capoeira, é quando se aprende a ser individualista tornando muitas vezes solitário na busca do conhecimento, momento de observar muito os mais velhos, de associar a agilidade e esperteza, para mais tarde tornar-se independente assim como saber liderar.

02 - Corda: Roxa/Monitor - Essa é a fase de identificação de suas raízes, da busca ao caminho do respeito e sabedoria assim como de demonstrar para a comunidade da capoeira seu ponto de vista em relação a arte-luta brasileira, e tomar decisões com justiça e imparcialidade.

03 - Corda: Marron/Instrutor - Essa é a fase final de preparação antes da formatura, o início da preparação do guerreiro, seja lutando ou se comunicando, sempre expressando honestidade, provocando a todos que não teme a nada, é hora de correr o mundo em busca de conhecimento para também demonstrar sua agilidade em outras bandas que não seja sua própria casa.

Graduação C - Curso Superior

O curso superior representa a formação de Mestria, sendo a sua graduação feita através de lenços do mesmo modo que o Centro Cultura Física Regional Baiana (Escola de Mestre Bimba) as cordas nessa fase levam as mesmas cores dos lenços. Nesse curso se inicia a especialização na luta Regional Baiana, com os cursos direcionados a defesa pessoal, defesa contra armas-brancas, curso de emboscada, além da formação do Mestre Charangueiro que seria a fase final na formação do futuro Mestre.

 

Sequencia das Cordas:

01 - Corda: Azul-escuro/Formado - Voltamos ao começo, na verdade representa o início do aprendizado, pois após a formatura que começamos a aprender a capoeira. É a fase do guerreiro, que terá que vencer muitas demandas, aprendendo a conter todos os seus impulsos sejam violentos ou não, esse é o momento de aprender uma grande lei da capoeiragem que é a de "confiar desconfiado", é a primeira formação de um futuro vencedor, nessa fase o mesmo será especializado na Luta Regional Baiana. Dá-se também o início dos treinamentos nas matas, "emboscadas", momento de aprender como entrar e sair, tendo continuidade nas próximas graduações.

02 - Corda: Vermelha/Professor - Nessa fase toma consciência de suas obrigações para com a capoeira, aprendendo a postar-se com justiça e dignidade perante toda e qualquer situação, essa será a segunda fase de sua especialização na Luta Regional Baiana.

03 - Corda: Amarela/Contra-Mestre - É a busca do crescimento, a preparação para a Mestria, a busca do reconhecimento popular, essa fase simboliza a malícia, charme, graciosidade e elegância que serão demonstradas nas voltas do mundo, representa também a transmissão dos segredos da capoeiragem, seja na roda ou na vida, é a etapa final de formação do futuro Mestre. 

04 - Corda: Branca/Mestre - Esse é o momento de recolnhecimento de toda uma vida dedicado a capoeiragem, sendo dignos de confiança, provam que os mesmos são dotados de grande sabedoria, pois sempre estão buscando os significados de tudo o que ocorre ao seu redor, é a fase da formação do "Mestre Charangueiro", é o momento de ser venerado pelo respeito adquirido durante sua trajetória como capoeira. É a fase da disciplina e do respeito às regras morais, da busca da capoeiragem, de querer sempre mais conhecimento, e aprender a ser persistente mesmo frente a dificuldades.

Graduação de Estagiário

Esta graduação simboliza o estágio dos novos componentes filiados ao C.C.C.I., oriundos de outros grupos de capoeira, o mesmo receberá a dita graduação por um tempo mínimo estipulado em 2 (dois) anos, podendo permanecer mais tempo no grau de estagiário, se necessário, uma vez que essa é uma corda de adaptação, que pode representar qualquer grau dos cursos secundários e superior, jamais do curso primário. 

Nó de Escota ou Cote
Corda de adaptação

Copyright © Todos os direitos reservados | Centro Cultural Capoeira Itajubá              "Capoeira é a vontade da alma transformada em movimentos"

bottom of page